Nossa História
STR de Caxias do Sul
Falar da história do Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais do Rio Grande do Sul, exige citar o STR de Caxias do Sul, um dos oito Sindicatos de Trabalhadores Rurais, que em 1963 fundaram a FETAG-RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul.
A história do STR de Caxias do Sul, relembra uma trajetória marcante do MSTTR gaúcho, que a partir dos anos 60 se organiza para representar e defender os anseios e os problemas sentidos e vividos pelos trabalhadores rurais.
É preciso lembrar dos homens e mulheres que na condição de lideranças da época, tiveram a coragem e determinação em fundar o Sindicato, e que foram também responsáveis pela 1º regional sindical, denominada na época como regional sindical de Caxias, atualmente regional Serra.
O STR de Caxias, tem sido também integrante ativo da Comissão de Integrados da FETAG.
Com esperança de um futuro cada vez melhor, e lutando para isto, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, representa de forma organizada, defendendo, apoiando e prestando serviços qualificados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, visando uma sociedade mais justa e igualitária, com possibilidades para o jovem rural.
Através de seus valores e princípios, é modelo de organização sindical, buscando e intervindo nas políticas públicas voltadas para o setor produtivo, qualificando ações em prol da categoria e do desenvolvimento sócio-econômico.
MSTTR
O surgimento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR nasceu da vontade e da necessidade dos trabalhadores rurais se organizarem para enfrentarem os desafios que se apresentavam na época e buscarem soluções aos seus problemas e demandas. Os trabalhadores rurais se organizaram em várias frentes de luta.
Na década de 50, no Nordeste surge as Ligas Camponesas, no Sul o MSTER com grandes episódios de lutas e resistências como foi o Contestado em Santa Catarina. No final desta década, em São Paulo foi realizado a II Conferência Nacional dos Lavradores e criado a União dos Lavradores Agrícolas do Brasil - ULTAB. O primeiro presidente desta organização foi Lyndolpho Silva. Nessa Conferência, a principal bandeira de luta foi a criação de Sindicatos de Trabalhadores Rurais.
Nos anos 50, muitos dos trabalhadores urbanos já tinham muitas conquistas enquanto que os trabalhadores rurais eram totalmente desrespeitados e desconhecidos pelo estado brasileiro. No início da década de 60, é realizado o 1º Congresso Nacional dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas, convocado e coordenado pela ULTAB e também realizado o 1º Congresso de Trabalhadores na Lavoura do Nordeste.